Seguidores

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

SATISFAÇÃO E INSATISFAÇÃO


Dei por mim a pensar depois de ler num blog de um amigo onde fiz um comentário. O quanto pequenino é o ser Humano, senti uma inveja claro que saudável da pessoa cheia de responsabilidades a atirar com tudo ao alto bater a porta e simplesmente dar tempo a si mesma.

Mas logo dei comigo a justificar:
Todos almejam viver satisfeitos, mas é difícil consegui-lo. Assim é a vida.
Entretanto, dependendo da maneira de encarar este facto, veremos, nele, algo de interessante.
Pensando bem, a causa do progresso social é a insatisfação humana. Por conseguinte, o mundo não é tão fácil de ser compreendido. O desenvolvimento, as reformas e as descobertas são decorrentes da insatisfação.
Em contrapartida, quando esta é exagerada, surgem conflitos, desarmonia nos lares, desavença entre amigos e conhecidos, discussões, desespero, casos de polícia, etc. A insatisfação dá origem a grupos sociais extremistas que praticam actos de violência e destruição, como a provocação de incêndios e o arremesso de bombas improvisadas e outros objectos. Às vezes, chega-se até à guerra civil.
Como vemos, a insatisfação exige cautela.
Por outro lado, as pessoas bondosas ou ditas “simplórias”, de pouco se queixam, parecem satisfeitas, mas, na verdade, são criaturas incapazes e improdutivas, axão-nas..., para o dito desenvolvimento.
Ora, se tanto a satisfação como a insatisfação apresentam aspectos condenáveis, que fazer?
A resposta é simples: devemos evitar os extremos; o certo é manter o equilíbrio entre as duas posições. Sei que falar é fácil e fazer é difícil, mas a vida é assim mesmo. O essencial é ser flexível, tendo por base a sinceridade. A pessoa que assim proceder, tornar-se-á útil à sociedade e, dessa forma, será bem sucedida e feliz.

Pois existem “4” grandes princípios.

1º “A Pessoa que vem. É a pessoa certa”

Significa que ninguém está em nossa vida por acaso, todas as pessoas ao nosso redor estão interagindo connosco. Há sempre algo que nos faz aprender e avançar em cada situação

2ª “Aconteceu a única coisa que poderia ter acontecido”

Nada, nada, absolutamente nada do que acontece em nossas vidas poderia ter sido de outra forma. Mesmo o menor detalhe. Não há nenhum “se eu tivesse feito tal coisa…, aconteceu que um outro…”
O que aconteceu foi tudo o que poderia ter acontecido e foi para aprendermos alguma lição e seguirmos em frente. Todas e cada uma das situações que acontecem em nossas vidas são perfeitas.

3º “Toda a vez que se inicia é o momento certo”

Tudo começa na hora certa: nem antes nem depois. Quando estamos prontos para iniciar algo novo em nossas vidas, é o momento em que as coisas acontecem.

4º “Quando algo termina, acaba realmente”

Simplesmente assim. Se algo acabou em nossas vidas foi para a nossa evolução, por isso, é melhor seguirmos em frente e nos enriquecermos com cada experiência.

E disse o grande “Alberto Einsteine”

“Se um dia tiver que escolher entre o Mundo e o amor, lembre-se: Se escolher o Mundo ficará sem Amor, mas se escolher o Amor com ele conquistará o Mundo”

Escolho sempre o AMOR. Mesmo se tiver que bater com a porta e virar a mesa espero ter a tal coragem.